Free CursorsMyspace LayoutsMyspace Comments
Saber Pedagógico: PROJETO LUDOTECA

Ser Professor


Ser professor é...Construir castelos.Não só castelos mágicos, belos e grandiosos.Mas castelos fortes, com bases firmes.Capazes de resistir ao tempo, às tempestades...Às guerras e aos conflitos.É ser capaz de enxergar longe.Ver além do que se possa imaginar.É sentir e esperar sempre...Que tudo embora não seja perfeito.Transforma-se em coisas belas,Significantes e edificantes.Ser professor é acalentar sonhos.Realizar desejos, mostrar caminhos.Partilhar alegrias...Conviver com as tristezas.Transformar planos em realidade.É ver nas entrelinhas.Buscar o que está lá no fundo guardado...Trancado, acanhado e transformá-lo...Em grandes conquistas e realizações.O professor semeia e constrói um mundo...De magia, beleza, sonhos e conhecimento.



Conceição Chaves



segunda-feira, 12 de setembro de 2011

PROJETO LUDOTECA


PROJETO LUDOTECA




ESPAÇO LÚDICO





APRESENTAÇÃO



O projeto Espaço Lúdico, visa a construção de uma ludoteca dentro da unidade Escolar, a fim de melhorar a aprendizagem dos alunos, usando do lúdico para a realização de diversas atividades.
Durante a realização deste Projeto sentiu-se a necessidade de alguns conceitos e de elaborar seus conteúdos e sua metodologia de forma mais apropriada as faixas etárias e as etapas de desenvolvimento da criança.
Então pesquisando alguns autores podemos perceber que para Almeida (1995) a educação lúdica contribui e influencia na formação da criança, possibilitando um crescimento sadio, um enriquecimento permanente, integrando-se ao mais alto espírito democrático enquanto investe em uma produção séria do conhecimento. A sua prática exige a participação franca, criativa, livre, crítica, promovendo a interação social e tendo em vista o forte compromisso de transformação e modificação do meio. (p. 41)
Segundo Santos (1995), jogos, brinquedos e brincadeiras fazem parte do mundo da criança, pois brincar está presente na humanidade desde o seu início. O brincar, é portanto, uma atividade natural espontânea e necessária para a criança, constituindo-se por isso, em peça importantíssima na sua formação.
Portanto o direito de brincar das crianças é prioridade, sendo dever do Estado, da família e da sociedade. E o ato de brincar não se limita à sensibilidade, mas também ao desenvolvimento do pensamento e de todas as funções mentais. O brinquedo é um suporte material, que facilita o ato de brincar, e no processo ensino-aprendizagem funciona como ferramenta lúdica, que envolve as crianças de uma maneira muito eficaz, proporcionando alegria, prazer, vontade de descobrir. A brincadeira é sua melhor forma de aprender, descobrir o mundo que a cerca.






JUSTIFICATIVA


A ludoteca no espaço escolar contribui para o desenvolvimento integral da criança/jovem, estabelecendo o equilíbrio entre o real e o imaginário, dá maior satisfação escolar e equilíbrio afetivo e oportunidade às crianças de usufruir dos benefícios do brincar; dá, ainda, à criança a possibilidade de se relacionar, de partilhar e contribuir com prazer para algo que também lhe dê prazer, isto é, brincar pelo prazer de brincar, para além de proporcionar a abertura ao meio envolvente.
A ludoteca pode, também, ter efeitos positivos para o processo de aprendizado, através de jogos, brinquedos e brincadeiras que estimulem o desenvolvimento de habilidades básicas e aquisição de novos conhecimentos.
O lúdico não está apenas no ato de brincar, está também no ato de ler, no apropriar-se da literatura como forma natural de descobrimento e compreensão do mundo. Atividades de expressão lúdico-criativas atraem a atenção das crianças e podem se constituir em um mecanismo de potencialização da aprendizagem. Atividades lúdicas favorecem o desenvolvimento motor e psicomotor das crianças em suas atividades, sabendo disso, criamos este projeto para auxiliar o ensino-aprendizagem dos alunos, aprimorando o seu desenvolvimento dentro da sala de aula e fora dela.



 


OBJETIVO GERAL:


  • Desenvolver a aprendizagem dos alunos.




OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


  • Trabalhar a motricidade
  • Auxiliar a interação dos alunos
  • Aprender a trabalhar em equipe
  • Construir o conhecimento através do lúdico
  • Contribuir para a melhoria da aprendizagem
  • Proporcionar aos alunos um espaço de lazer e aprendizado
  • Equipar a Ludoteca com jogos e materiais didático-pedagógicos e proporcionar a socialização entre os alunos e professores, proporcionando momentos de lazer e recreação aos mesmos.




METODOLOGIA




·        A ludoteca será criada para todos os alunos da escola.
·        O Projeto será desenvolvido dentro da escola em uma sala que esteja sem uso.
·        Primeiramente iremos solicitar a todos da comunidade escolar materiais pedagógicos para contribuir com a construção da ludoteca.
·        Iremos pedir a todos para contribuir com jogos pedagógicos, livros, revistas, gibis, brinquedos, folhas de ofício, tinta, pincéis, lápis de cor e cera, etc....
·        Juntamente com a equipe pedagógica da escola faremos um mutirão, arrecadando materiais para a confecção das prateleiras e mesas.
·        Em um dia escolhido pela escola, iremos montar a ludoteca envolvendo toda a comunidade.
·        Também iremos elaborar uma decoração, bem atrativa que desperte no aluno a criatividade, a curiosidade, o interesse em interagir, despertando o seu lado lúdico.
·        Criação de oficinas e confecções de jogos com materiais reciclados.
·        Espaço para teatro de fantoches, e hora do conto.
·        Com o auxilio da escola conseguiremos um computador para integrar a ludoteca.
·        A ludoteca contará com o apoio de profissionais auxiliando no espaço lúdico.
·        Também criaremos o “ESPAÇO LÚDICO ATÉ VOCÊ”, que será uma caixa de madeira bem colorida com rodinhas, para carregar materiais lúdicos. Assim quando necessitar poderemos levar a ludicidade até a criança.
·        Iremos organizar um teatro, encenando uma história da literatura infantil. Com a venda dos ingressos iremos comprar alguns materiais que não conseguimos arrecadar.


·        Para a inauguração da ludoteca, faremos uma festa, com diversas atividades. Como cantinho da leitura, a hora do conto, brinquedos, jogos, atividades de pinturas, desenhos, feira de troca-troca, venda de lanches.
·        Esta festa será aberta a todos da comunidade escolar e contaremos com a presença de um escritor.
·        Este projeto contará com o apoio de todos da comunidade escolar.



 


RECURSOS FINANCEIROS:

  • A maioria dos materiais foram doados pela comunidade escolar.
  • Os materiais que faltaram foram comprados através do dinheiro do ingresso do teatro.



RECURSOS HUMANOS:

  • Alunos
  • Professores
  • Pais
  • Comunidade




RECURSO DE CONSUMO:

  • Folha de ofício
  • Lápis
  • Tinta
  • Hidrocor
  • Lápis de cor
  • Borracha




RECURSOS TÉCNICOS:

  • Profissionais para auxiliar dentro da ludoteca
REFERÊNCIAS:


ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São
Paulo: Loyola, 1995.
SANTOS, Santa Marli Pires dos Santos. Brinquedoteca: Sucata vira Brinquedo. Porto
Alegre: Artes Médicas, 1995.














Nenhum comentário:

Postar um comentário